Quando comecei a gostar de Arte?


"Todas as crianças são artistas. O problema é conseguir continuar sendo artista enquanto se cresce."
 (Pablo Picasso)


Fui questionado uma certa vez, não faz muito tempo, sobre quando comecei a me interessar pela Arte. A minha resposta para o questionamento foi o seguinte texto:


Acredito que comecei a me interessar pela arte na mesma idade que todas as outras pessoas.
Eu me lembro de gostar de pintar, desenhar, modelar, cantar e dançar desde quando tenho memória. Sempre gostei de cores, de brincar com terra, de brincar com massinha, de ouvir e cantar músicas. Me lembro da primeira vez que ouvi cantores de ópera, por exemplo: foi em um programa do Faustão, na TV. Eu achei incrível! A partir de então passei a acompanhar sempre que possível apresentações desse estilo e cantar.


Todas as pessoas no início da vida gostam de arte. A arte está em todo mundo desde que nascemos, pois a arte é a nossa capacidade de sentir e de materializar o que nós sentimos. O problema é que ao longo da vida vamos sendo desestimulados a gostar da arte, por muita gente acreditar que não há uma aplicação prática para elas, quando na verdade é a arte que evidencia a nossa qualidade de seres humanos que sentem, muitas vezes para além do racional.

As crianças gostam de desenhar, pintar, modelar, cantar, dançar, etc. Elas desenham sem nenhuma vergonha, pois ninguém disse a elas que elas não sabem desenhar. Fazem isso por não terem sido ensinadas ainda a ter vergonha. Então não existe um momento no qual as pessoas passaram a gostar de Arte. Na verdade existe o momento no qual algumas pessoas foram convencidas a não gostar mais ou ter vergonha. As pessoas que resolvem trabalhar ou fazer arte quando são adultas são aquelas que não foram convencidas pelo mundo a parar de gostar. E mais que isso, acho que as pessoas que fazem arte são aquelas que não foram convencidas a parar de serem crianças. O que na minha opinião é algo muitíssimo bom.

Pra fazer um mundo de artistas, basta permitirmos e valorizarmos o ato de as crianças expressarem o que sentem, sem queremos impor para elas a forma certa delas se expressarem. É necessário permitir que elas pintem com as cores que acharem corretas, que desenhem da forma como veem o mundo. Pois a expressão de cada pessoa é única e não há uma fórmula para isso. Ao longo do tempo, cada uma delas vai começar a pensar qual é a melhor forma de expressar a mensagem que deseja passar e a partir daí vai escolher a melhor forma de expressar o que sente: se vai ser pela dança, pela música, pelo desenho, pela escultura, ou várias dessas. E se for a dança? Há vários tipos de Dança. E se for o desenho? Há várias formas de desenhar. E se for a música? Há vários tipos de música... Vai ser nesse momento que ela vai começar a procurar entender e estudar o que na arte dela é certo e o que é errado.

Pra concluir esse texto que deveria ser pequeno, acredito que as pessoas, todas elas, não precisam despertar para as artes. Eu acredito que, na verdade, elas não devem ser incentivadas a fazer isso dormir dentro delas, pois a arte nasce junto conosco e ao longo da vida vamos tratando de matá-la.

Comentários

Postagens mais visitadas